Projeto Educativo Congregacional

Introdução

  “O passado tem a mesma consistência que um sonho ...

Pode ser interpretado de maneiras distintas

segundo nosso nível de consciência.

Se o nível de consciência aumenta,

o significado do passado muda ...

Mudando o presente, iluminamos o passado ..."

Alejandro Jodorowsky

 

 

Este projeto, gerado e desenvolvido em e para âmbito internacional da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, tem como objetivo e razão (re)considerar a ação educativa formal e não formal, no contexto amplo de nossa vocação missionária e evangélica, espaço e tempo propícios para servir e defender a vida, construir relações e caminhos concretos de dignidade e respeito, de aprendizado e partilha de conhecimento, de ética e responsabilidade social.

 

Plenamente consciente das urgentes necessidades e dos reais desafios de seu tempo, Emilie de Villeneuve, mulher cidadã e comprometida, via na educação um instrumento capaz de transformar a realidade, a partir das crianças e dos jovens, a fim de despertar‐lhes uma nova consciência de si mesmos como sujeitos de sua história, críticos e autônomos, atuantes na história de seu povo.

 

O que nossa fundadora intuiu e viu em seu tempo tem validade e significado diacrônicos, e vem sendo assumido pela Congregação em vários países e em diversas frentes de atuação. Hoje, buscando, ainda mais intensamente, manter o sentido de unidade e procurando consensos na rica diversidade que caracteriza as culturas em que as irmãs estão inseridas em todo o mundo, (re)assumimos, com novo vigor, a educação como área de missão e de testemunho, campo fértil para a efetivação e vivência de nosso carisma, para multiplicação e geração dos gestos de Jesus Salvador.

 

Há que se considerar, portanto, para que se justifique claramente a importância deste projeto, ainda que numa breve síntese, o contexto mundial e congregacional deste início de século.

 

Projeto de Educação‐ 2008 a 2013Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres8As crises e as incoerências que marcaram negativamente o século passado, bem como os avanços e novos rumos que o impulsionaram positivamente, deixaram um saldo que demonstra perdurar no presente. Em âmbito mundial, incertezas e ameaças no frágil campo da política e das relações internacionais; crescimento acelerado de uns e estagnação e crise de outros caracterizam a economia que, cada vez mais, parece reger os destinos da humanidade; ciências e tecnologias unem e dividem opiniões, reforçam a separação entre os que podem e os que não podem, visto que o progresso dessas não beneficia a todos; ideologias caem com facilidade, desencantam‐se os jovens com as religiões tradicionais, lançam‐se em extremismos e fanatismos, ao mesmo tempo que são criativos em questionamentos filosóficos e sinceros na procura de verdades capazes de justificar‐lhes a existência. Uma nova consciência planetária pede com urgência uma nova ética e os seres humanos sentem a vida ameaçada pelo egoísmo e pela irresponsabilidade, por medos difusos e por conflitos pontuais, sem aparente solução.

 

Todavia, é a tecnologia que nos permite saber mais a respeito uns dos outros: é possível conhecer o que se passa em todos os cantos do mundo com certa rapidez e credibilidade, o que não significa, contudo, que sejamos mais solidários. Em contrapartida e como sinal de esperança, multiplicam‐se as organizações e os movimentos de ajuda internacional, sensíveis às múltiplas dores dos mais frágeis e dos mais pobres, assim como as vozes que lutam pelos que clamam por justiça, liberdade e dignidade.

 

Atenta e fiel a seu carisma que a impulsiona a ir aonde a voz do pobre a chama, a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres não ignora os apelos do nosso tempo, diversificados nas culturas, mas unânimes em sua essência mais profunda. Diante disso, vem procurando manter o dinamismo missionário que moveu Emilie em sintonia com o presente, a serviço da construção do Reino, ampliando seu campo de atuação para outras fronteiras e outros desafios. É recente a releitura do carisma,Projeto de Educação‐ 2008 a 2013Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres9mas suas conseqüências são profícuas e promissoras, visto que o ideal primeiro revigora‐se e alastra‐se com entusiasmo.

 

Entretanto, não se pode negar que, em alguns momentos, a vocação educadora da Congregação tenha sido questionada, sobretudo quanto à manutenção de colégios para a classe média. Reflexões mais profundas e o alargamento do conceito de missão forjaram, ao longo dos últimos anos, um novo impulso dessa identidade educadora, dotando‐a de uma mística renovada e mais profunda. Numa época em que a juventude percebe‐se à mercê de sociedades consumistas e egoístas, em que as grandes organizações humanitárias apontam a educação como caminho possível de futuro e paz, a Congregação não pode deixar de comprometer‐se com a humanização do processo histórico, por mais difícil e contraditório que esse pareça ser.

 

Assim, justifica‐se este projeto que tem sua primeira razão nas raízes de nosso carisma e que se nutre na mística da atitude educadora da própria Emilie de Villeneuve.

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